sábado, 23 de julho de 2016

#2 | 1988 | AMIGAS PARA SEMPRE


Quando é citado na série?
No vigésimo episódio da terceira temporada. O filme "Beaches" não chega a ser citado, mas obviamente é usado como referência. Lorelai canta pra Rory a música "Wind Beneath My Wings". Bette Midler, protagonista do filme, canta a mesma música no ato final de "Beaches". A contextualização? Bem, Lorelai tira sarro da filha por finalmente ela ter virado uma "garota festeira" (ou quase isso -- veja a cena aqui!).

O filme:

that bitch....

Pra início de conversa, "Beaches" é dirigido pelo (quase grande) diretor Garry Marshall. Você pode não lembrar dele, porém, deve conhecer a sua obra magnânima: "Uma Linda Mulher". Garry Marshall fez bons e maus filmes, mas sempre foi um diretor bem simpático e cheio de boas intenções, pelo visto. Garry morreu no dia 19 deste mês (julho de 2016, caso vocês esteja em 2019 e devorando esse blog que provavelmente deve estar abandonado - sim, nota para o futuro!).

Como o próprio nome nacional indica, "Amigas Para Sempre" é um filme sobre amizade. Acompanhamos a história de amor entre duas amigas, C.C. Bloom (Bette Midler) e Hilary Whitney (Barbara Hershey), que mesmo sendo diferentes, tornam-se grandes amigas (claro, ne).

E eu só vou dizer isso porque não tenho condições de falar mais nada sobre a história em si.

Pontos positivos:

canta e encanta

Bette Midler. Sério, gente... Se tem uma pessoa que merece ser estudada e enaltecida, essa pessoa é a Bette Midler. Bette canta, dança, sapateia, atua e ainda é modelo e manequim. Essa mulher faz tudo e mais um pouco. É bruxa, é desquitada, desequilibrada.... (essa última frase foi apenas qualidades de alguns personagens que ela já interpretou, tá?) e ainda arruma barraco com a Ariana Grande (e reconhece seus erros). Ou seja, Bette é fenomenal.

No filme, na verdade, acredito que ela tenha interpretado ela mesma. Ao menos é a impressão que dá. Bette parece ser bem expansiva e ciente do seu talento, portanto, pode-se dizer que, sim, Bette interpreta ela mesma. E que mal há nisso? Nenhum. Bettte tá maravilhosa.

Sua companheira de cena, Barbara Hershey, também tem os seus bons momentos, ainda mais na parte final do filme, mas acaba sendo engolida pelo monstro Bette. Então, fica essa nota de agradecimento para aquela que seria a mãe de Natalie Portman no filme "Cisne Negro" (citei apenas pra você se situar quem é essa grande atriz que cada vez mais segue subestimada nessa indústria que carinhosamente chamamos de Hollywood).

bem trevosa em "Cisne Negro" essa Barbara

Pontos negativos:

O roteiro segue alguns clichês, até mesmo pra 1988, mas é perdoável. Afinal, vemos os mesmos clichês sendo utilizados atualmente. E estamos em 2016, não é?

mas tem pontos positivos esse roteiro, tá?

Lorelai mãe e Lorelai filha gostariam?

Um filme sobre amizade e companheirismo? Um filme da década de 80 com lições de morais? E ainda por cima com Bette Midler? "Beaches" é feito sob medida pras garotas Gilmore!

NOTA: Por que eu criei um tópico pra comentar se elas gostariam, sendo que são filmes que eles citam e... amam? Também não sei. Fica o mistério no ar.


E assistam "Beaches"! (tem no Netflix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário