Quando é citado na série?
No quarto episódio da primeira temporada ("Lorelai: I thought this place was going to be so great. Now I guess this goes on the Boy Was I Wrong list just above gauchos but just below the Flashdance phase.") e no décimo terceiro da terceira temporada.
NOTA: Ok. Não se acostume: eu não vou ficar citando exatamente o que acontece quando ocorre a citação. Quase impossível lembrar do contexto de todas as 463 citações, né?
O filme:
"Flashdance" é cult, quase atemporal e a afirmação de uma época. Não que todos os filmes da década de 80 não sejam "a afirmação de uma época", mas "Flashdance" une tudo aquilo o que havia de melhor (ou imagino que "una", né?): é um romance mela cueca musical com muita dança e pouca música, e com muita ousadia & alegria também (já dizia Thiaguinho).
A história é absurdamente simples e segue toda aquela linha mórbida do gênero: protagonista gata e pobre que sonha em ser uma grande dançarina (seria mais clichê ainda se o sonho dela fosse ser cantora, mas Jennifer Beals não canta, não), mas tem medo de ir além (???). No caminho para o sucesso, a gata borralheira se apaixona pelo seu chefe.
de dia: muito sofrimento soldando essa barra que é gostar de você |
A gata borralheira é soldadora. Sim, amigos, Jennifer Boals é soldadora de dia e de noite uma gatinha felpuda que pula mais que gata no cio.
Pontos positivos?
A trilha sonora definitivamente é o primeiro. Mas é aquele ditado, né? Como uma trilha sonora feita por Giorgio Moroder poderia ser ruim? Como? Quase impossível!
tem cenas memoráveis sim |
As coreografias também são supimpas e o diretor, pelo visto, sabia disso já que tem umas três cenas (mentira! tem bem mais!) de dança inteiras e que não acrescentam em nada para a trama, mas ok... Ao menos são ótimas (e com uma boa trilha sonora de fundo).
A direção de Adrien Lyne é toda sapequinha. É meio morde e assopra (dá uma olhada na filmografia do diretor no IMDb, "Flashdance" é o "Xuxa Só Para Baixinhos dele).
Pontos negativos?
O roteiro.
O roteiro de "Flashdance" é, digamos... inexistente. A protagonista dança super bem e sabe disso, mas tem medo de entrar numa escola de dança, pois se sente inferior por nunca ter feito um curso bacana de dança ou algo assim. Até aí, ok. O problema é que ela fica a primeira hora do filme atrás de macho.
DANDO SHADE POR CAUSA DE MACHO? sim |
Depois de uma hora, ela acorda pra vida, mas não literalmente. Aparentemente, o macho é muito bom de serviço e ela não consegue dizer "não". Mesmo que ele vá pro ballet acompanhado da ex e dê uma desculpa bem esfarrapada pra isso (o roteiro tenta dar uma justifica mais pra frente, mas... GIRL? REALLY?)
E pronto. Esse é o filme!
Lorelai mãe e Lorelai filha gostariam?
SIM! Quem assiste (ou já assistiu) "Gilmore Girls" sabe muitíssimo bem que as garotas gilmore tem um gosto duvidoso e bem zoeiro na hora de ver filmes. "Flashdance" se enquadra nas duas questões. E é facilmente imaginável os comentários das dua acerca do filme. Ainda mais se tratando de uma guria que corre atrás de homem uma hora inteira num filme de uma hora e meia (Lorelai mãe tiraria muito sarro e depois se tocaria que "ops... sou eu ali").
Rory questionaria a liberdade feminina e lembraria dela mesma também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário