quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

#9 | NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA | 1987


Quando é citado na série?
No vigésimo primeiro episódio da terceira temporada, o "Here Comes the Son". Sim, é aquele episódio em que Jess vai visitar o pai na Califórnia. Provavelmente, foi uma tentativa de spin-off para o Jess. De fato, não rolou.

A citação de "Broadcast News" acontece quando Lorelai chama Rory de "minha pequena Holly Hunter", personagem da atriz dentro do filme. Eu realmente não me recordo o contexto exato da cena já que a Rory ainda não está na faculdade, no jornal... Então, eu realmente vou ficar devendo essa contextualização aqui.

Lembrou agora???

O filme:

ISSO É TÃO RORY GILMORE!

"Nos Bastidores da Notícia" é uma dramédia de 1987. Com Holly Hunter, William Hurt e Albert Brooks nos papéis principais, o filme aborda o "famigerado" bastidores de um telejornal. William interpreta um âncora de jornal que nunca fez faculdade, Albert Brooks interpreta um repórter apaixonado pelo trabalho mas que sofre por "não ser bonito o suficiente" e Holly Hunter é a produtora que ama o seu trabalho mais que tudo na vida (o que faz sentido a comparação feita por Lorelai, obviamente).

O filme é dirigido por James L. Brooks. Você pode até não conhecê-lo, mas James L. Brooks é um dos roteiristas responsáveis por "Os Simpsons". O diretor está desde a primeira temporada, em 1989 e segue na série até os dias atuais. Além disso, James fez obras cinematográficas que realmente se tornaram um marco no cinema. "Melhor É Impossível" e "Laços de Ternura", ambas com Jack Nicholson e ganhadores de alguma estatueta do Oscar, são dois grandes sucessos do diretor. Ao todo, James L. Brooks dirigiu apenas seis filmes sendo que o último foi a comédia "Como Você Sabe" com Jack Nicholson (claro!).


Pontos positivos:

O filme é de 1987. Por mais que algumas obras se tornam atemporais e clássicas com o tempo, a maioria apenas torna-se um "filme antigo" devido aos temas tratados ou algo parecido. "Broadcast News", por exemplo, segue um pouco datado devido à sua dinâmica de 'pautar' o universo do jornalismo da década de 80. Serve como registro, mas não caso de estudo, por exemplo... Porém, o mais bacana disso é exatamente isso: retrata uma outra época e torna-se um belo registro da profissão. Para quem é estudante de jornalismo, acaba sendo um tesão ver personagens tão interessantes dentro de um telejornal. Impossível você não ficar animado com toda a situação, como se fosse um vírus extremamente contagioso. O filme é datado nesse sentido, mas isso não é algo explicitamente ruim, entende? As coisas apenas... evoluíram (mesmo que a dinâmica e a síntese seja a mesma - como todo o teor ético dentro do jornalismo que o filme "levemente" trabalha)

O filme funciona como drama. Funciona como comédia. E funciona perfeitamente como romance. Aliás, isso é mais bacana de James L. Brooks, é a sua marca registrada dentro de todos os seus filmes. "Broadcast News" é leve, mas não menos importante. Apenas é divertido e bom na medida certa.

Sim. Holly Hunter chora bastante.

Pontos negativos:


O filme tem um embate entre o novo âncora do jornal e o repórter respeitado dentro da casa. Toca em alguns assuntos interessantes como a importância do jornalismo, do estudo e da checagem de informações. Aliás, estes são os pontos altos do filme, são a parte mais divertida do filme. Logo, o romance acaba se tornando insosso e meio desinteressante, mesmo que tenha também os seus bons momentos. É que o romance simplesmente não agrega em nada. Se caso o filme fosse mais centrado nessa parte jornalística e séria, provavelmente, "Broadcast News" seria um clássico quase que absoluto sobre o assunto, mas pra isso já existe "Network", não é?

Por que Lorelai mãe e Lorelai filha gostam?

É meio óbvio o motivo, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário