segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

#14 | A NOITE DOS DESESPERADOS | 1969


Quando foi citado na série?
O filme foi citado no sétimo episódio da terceira temporada. Aliás, não é uma breve citação, e sim, uma homenagem já que todo o episódio é construído com base no filme de 69. Só pra recordar: é o episódio em que toda Stars Hollow participa de um louco concurso de dança que dura 24 horas. No episódio, a 'maratona' é tida como um concurso anula e tradicional da cidade, mas esse é o único episódio em que acontece a maratona. 

E, sim, esse é um dos melhores episódios de toda a série.

O filme:
Só tem gente cansada nas fotos de divulgação...

O filme é ambientado na grande depressão americana, na década de 30. Ou seja, todo mundo muito louco por dinheiro e emprego (Brasil, 2019). Uma grande empresa, aproveitando o momento, decide criar um concurso de dança onde o último casal que sobrar, ganha. Diferente de "Gilmore Girls", no filme, o concurso dura mais de 1.600 horas. Portanto, são mais de 40 dias... DANÇANDO! Já imaginou? Quarenta dias dançando igual um condenado? E tudo isso pra ganhar 1.500 dólares (o que na época deve ser uma pequena fortuna, de fato).

Eu disse cansados? Quis dizer, MORTOS!

Pontos positivos:

Dois pontos: Jane Fonda e Sidney Pollack.

Coisa linda que faz farofa e filme cult desde sempre...

Esse foi o primeiro filme que deu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz a Jane Fonda. E que atuação! Jane Fonda havia acabado de lançar o trash cult "Barbarella" e ela está simplesmente incrível em "A Noite dos Desesperados" no papel de Gloria. A personagem é triste, desapegado e não possui nenhuma esperança em absolutamente nada - e Jane Fonda consegue transparecer isso no olhar, nos gestos... Em absolutamente tudo. E se eu ragar um pouco mais de seda elogiando essa atuação, vai parecer que eu estou "forçando a barra", então, é isso.

Sidney Pollack faleceu em 2008. É um ator e diretor americano que participou e realizou grandes obras. Como diretor, vi apenas o filme "Entre Dois Amores" (é aquele com a Meryl Streep que fica dividida entre alguém e Robert Redford, na África). Nunca prestei muita atenção nele como diretor e acho "Entre Dois Amores" um verdadeiro porre. Entretanto, a sua direção em "A Noite dos Desesperados" é um ponto que merece ser destacado. Nas cenas de dança, ou onde os participantes precisam correr ao redor da pista, é nítido o bom trabalho do diretor já que as cenas conseguem passar uma agonia sem fim. Aliás, ver Jane Fonda correndo, extremamente cansada e sem força nenhuma, é de uma agonia sem tamanho. Toda a força do filme está nessas cenas e na cena final.

Só de olhar essa imagem você já sabe que o filme boring, não é????

Pontos negativos:

O personagem principal masculino, interpretado por Michael Scharrazin, possui algumas flashbacks que eu não entendi. Não sei se era pra dar profundidade ao personagem ou algo assim, mas eu realmente não entendi. Pelo menos, as cenas de flashbacks são bem curtinhas.

Jane carregando o filme nas costas, como sempre

O final também é um pouco apressado. Tem força, é interessante e vai na contramão do que o espectador espera, mas poderia ser mais "grandioso". Digamos que não tem um clímax legal.

Estranhamente, é um filme que seria interessante se tivesse um remake. Dava pra pensar em 1001 coisas bem legais no filme. E a ideia de fazer todo um episódio baseado nesse filme é uma sacada de mestre da Amy.

Por que Lorelai mãe e Lorelai filha gostam?

Impossível não se apaixonar por um filme com um enredo desses!

Só assistindo pra saber o quão icônico é esse episódio....

Nenhum comentário:

Postar um comentário