quinta-feira, 27 de outubro de 2016

#8 | CUJO | 1983


Quando é citado na série?
No primeiro episódio da segunda temporada. Max chama Lorelai de Cujo depois dela, aos latidos, dizer que o anel de noivado era estilo Art Deco. O filme também foi citado no quinto episódio da quarta temporada. Lorelai chama Luke de de Cujo por causa do seu mau humor (melhor referência!).

O filme:

"Cujo" é uma adaptação do livro homônimo escrito por Stephen King. Só por essa informação, já dá pra entender que "ok, o filme pode vir a ser barra pesada". Eu, ao mesmo, só fui descobrir isso quando já estava assistindo ao filme, nos seus créditos iniciais. Engraçado que, mesmo sendo diretores diferentes, todos os filmes baseados nos livros de Stephen King são iguais. Pelo menos os da década de 80. O clima do filme, o modo como apresenta o "vilão" do filme, os personagens e até mesmo o modo como a narrativa se desenvolve são idênticos. O único que fica aquém neste quesito é "O Iluminado". Sim, todos os filmes da década de 80 baseados em obras do autor são extremamente divertidos e com cara de telefilmes.


Os primeiros vinte minutos do filme são uma introdução da família perfeita se desmoronando. São pura enrolação que até poderiam sumir no corte final (mesmo que um argumento o outro dê liga em alguma cena depois). Os personagens até então apresentados não são cativantes e você tem um pequeno AVC assistindo ao filme.

Tudo estaria perdido se o filme não tivesse Daniel Hugh Kelly no auge da beleza (QUE HOMEM, NÉ, MORES?).

Queria pular na tela toda vez que ele aparecia sem camisa

O filme não demora muito pra esquentar e aquele demônio querido de toda a família que teve uma saga inteira no cinema, Beethoven, aparece em forma de São Bernardo. Quando ele aparece na cena inicial eu até fiquei me perguntando como deixariam a cara de pamonha dele assustadora, mas, ledo engano, conseguiram sim.

oi

A história do filme? É aquele clichê sem fim: o cachorro já tem tendências demoníacas, mas tudo piora quando ele é mordido por um morcego (SANTO BATMAN). O cachorro pega uma espécie de raiva e começa a soltar um pus bem nojento pelos olhos que mais lembra aquele creme do pão doce ou sonho que você compra na padaria.

O pus ao redor dos olhos conseguiu deixar o cachorro assustador.

essa imagem tá fofa até demais

Em dado momento do filme, a protagonista acorda pra vida e a atriz até entrega uma atuação interessante. Enquanto isso, nós, espectadores, passamos por uma prova de paciência ao presenciar a atuação do garotinho que vai do "bom" ao, obviamente, "irritante". Até a mãe do menino se estressa com ele (ok, não é pra tanto).

momentos de tensãoooooooo

Pontos positivos:


Lewis Teague não fiz muitos filmes de destaque. "Cujo", aparentemente, foi a sua a obra mais 'aclamada'. Ele fez depois "A Jóia do Nilo"e "Dois Tiras da Pesada". É perceptível que o filme tinha a intenção de ser apenas um blockbuster, mas Lewis entrega uma direção concisa e bem interessante. Em seus momentos finais, "Cujo" possui um fôlego de tirar o chapéu e mantém a atenção do espectador até o último segundo. Uma cena em especial é bem bacana: a câmera gira entre a mãe e o filme em um dos momentos mais tensos pra mostrar a densidade de dor que a mãe sente. A cena é rápida e nem entrega tanta emoção assim, mas é um registro interessante que eleva um pouco o filme (só um pouco).

A trilha sonora é outro destaque que merece ser comentado: funciona como terror, mas é o ponto principal pra construir toda a tensão do filme. "Cujo" é, aliás, antes de tudo, um bom thriller.

Pontos negativos:


O roteiro do filme é bem óbvio, mas dá pra dar um desconto. As resoluções finais também são óbvias, mas dá pra dar um desconto também, né?

Porque Lorelai mãe e Lorelai filha gostam?

Anos 80. Cachorro demoníaco. Cachorro demoníaco que possui o mesmo astral que o Luke. Precisa falar mais alguma coisa?

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

#7 | A NOIVA DE CHUCKY | 1998


Quando é citado na série?
No décimo quarto episódio da quinta temporada. Obviamente, não lembro da referência em si, logo, fui consultar o Santo IMDb. O Michel cita a noiva de Chucky em um papo sobre bonecas. Lógico que eu não lembro de nada (nem pra contextualizar). O filme foi citado também no nono episódio da fatídica sétima temporada. Babette diz que já se fantasiou uma vez de 'noiva do Chucky' para um Halloween. Tenho que acordar que, acaba sendo bem condizente, pois, Babette se parece bastante com a boneca nas duas últimas temporadas... Anyway...

NÃO SEI QUEM É QUEM, SOCORRO
O filme:

Eu realmente não lembro dos anteriores. Lembro vagamente do primeiro filme, mas nunca me interessei muito pela saga do bonequinho. O que pode ser dito sobre o filme? É tanta coisa pra falar mal e tantos erros pra apontar que eu nem sei por onde começar. MENTIRA, SEI SIM!


Não sei como terminou o filme anterior, mas "A Noiva do Chucky" já começa com o boneco sendo roubado por um policial de um lugar X. A mulher que mandou roubar mata o policial (???) e rouba o boneco dele (ele já não ia levar pra ela?). A mulher é um combo gostosa + pirigótica + wicca + emocore que roubou o boneco, pois a alma do ex-namorado dela (que era um psicopata) estava no corpo do boneco, mas o boneco está morto... O que ela resolve fazer?

PIRIGÓTICA BURRA? NÃO GOSTAMOS

1. Seguir com a vida.
2. Deixar o boneco pra enfeite pras visitas.
3. Doar o boneco todo arrebentado pra caridade.
4. Uma bruxaria pra ressuscitar o boneco.

Sim, ela ressuscita o boneco.

O problema é que ela estava toda louca atrás do boneco pois jurava que ele iria pedi-la em casamento antes de morrer, mas obviamente o boneco além de machista e misógino (alô anos 90?) e bem nojento resolve fazer o quê? soltar o verbo e dizer na cara dela: "CÊ TÁ BEM LOUCA QUE EU IRIA CASAR COM VOCÊ, NÉ?"

A pirigótica fica tão louca com a revelação que resolver fazer o quê?

1. Matar o boneco de novo, claro!
2. Estourar o boneco em 1001 pedacinhos com uma faca!
3. Enfiar uma linguiça no rabo do boneco!
4. Enfiar o boneco num berço e mantê-lo em cativeiro......

SE ACHANDO "A" BANDIDONA

Sim, amigos. Nossa pirigótica é um pouco burra e mantém o boneco assassino num berço de madeira. DE MADEIRA! Ou seja, era óbvio que ele ia escapar em algum momento, não é? A partir daí, é só lenha no roteiro.

Acontece que, o filme desde o primeiro momento, já mostra que não tem a intenção de ser muito sério. Acredito que até mesmo na época, todo mundo tenha levado na brincadeira e, na melhor das hipóteses, como um bom filme trash. Afinal, "A Noiva de Chucky" é trash do início ao fim. Peca pela falta de criatividade? Peca, mas ao mesmo tempo é divertido e um ótimo passatempo (mesmo que seja pouco mais de uma hora e meia de Casos de Família sem a Christina Rocha!).


Pontos positivos:

Como ignorar um filme que tem a diva absoluta do cinema: Katherine Heigl!


Como ignorar um filme que tem Nick Stabile todo gostosão como protagonista? (seria melhor se tivesse nu frontal, mas ok, né?)


Pontos negativos:

Sinceramente? Depende do seu gosto. Se você gosta de um bom filme ruim, você vai amar "A Noiva de Chucky", agora se você não possui o gosto de apreciação de um bom trash, então é melhor passar bem longe. Deveria ser lei: jamais confie num filme que tem no elenco Katherine Heigl, Jennifer Tilly (???) e Alexis Arquette (que Deus a tenha).


Porque Lorelai mãe e Lorelai filha gostam? (mudei a pergunta já que "Porque Lorelai e Rory gostariam" não tem nada a ver, né?)

É o filme ideal pra noite de sexta com muita pizza e marshmallow.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

#6 | 1978 | CASTELOS DE GELO


Quando é citado na série?
No sétimo episódio da primeira temporada. O episódio em que Dean é apresentado pra Lorelai e ela tenta ser amiga dele (com um breve sucesso) e, obviamente, tenta puxar um papo envolvendo segredos embaraçosos quando, Rory entrega que sabia um segredo dele: "Ice Castles" o havia feito chorar. 

Claro, o segredo, como quase tudo em "Gilmore Girls", foi sarcástico.


O filme:

"Ice Castles" conta a história de Lexie (LEXIE GREY? ONDE?), uma patinadora de 16 anos muito promissora (PATINADORA? NÃO ERA MÉDICA? -- parei, juro!). Ou nem tão promissora assim, já que ela tem 16 anos e já é considerada velha para competições, porém, estranhamente, uma técnica muito fodona aparece em um campeonato que a nossa querida Lexie participa. Apesar de ter tido as piores notas do torneio (risos), Lexie leva o público ao delírio (vai lá, fodona!) e chama a atenção da técnica também fodona, óbvio.

O resto você provavelmente já sabe ou viu em outros 30 mil filmes da Disney: ela vai pra cidade grande, treina que nem uma cadela, vence uma competição bacana até que algo muito sério e trágico acontece. Sim, "Ice Castles" é o "Um Amor pra Recordar" da década de 70. Ou quase isso...

só que Um Amor Pra Recordar é mais insuportável

Pontos positivos:

O filme não é ruim. Na verdade, é até gostosinho de assistir. Tem todos os clichês que você já conhece, então, você pode muito bem assistir enquanto: a) posta uma foto no instagram b) conversa sobre política num grupo da faculdade c) enquanto dá match no tinder, ou seja, dá pra fazer muita coisa enquanto assiste "Ice Castles". Você vai perceber quando tiver uma cena interessante ou forte pela trilha sonora: ela sempre dar o ar de graça como num filme de terror. Ah, esses dramas da década de 70!

E o filme foi nominado pra um Oscar, viu? O motivo é essa baladinha romântica que tem nos discos de karaokê até hoje (clica aqui que eu não sou obrigado a postar URL no corpo dessa postagem, né?).

As atuações são maravilhosas. E a protagonista é meio que a Bianca Castanho em "Esmeralda", sabe?


Sem contar que o filme tem uma cena importantíssima (FICA A DICA):

não vou negar: ADORO HOMEM DE CUECÃO BRANCO

E, se você não tiver muito afim de assistir a primeira versão, tem a segunda versão, de 2010, que muita gente curte e que eu nem sabia que existia... Aliás, essa segunda versão é dirigida pelo mesmo diretor da primeira. Ou seja... Vai na fé.

OLHA O CHORUME

Pontos negativos:

O filme é um drama (adolescente) de 1978. Portanto, não envelheceu bem. Extremamente datado e piegas, "Ice Castles" é um desses filmes com cara de telefilme. E, pior: cara de telefilme da Lifetime. De resto, nem vou citar pra não dar muito spoiler.

(tão old e equecido que eu nem achei gif pra ilustrar o post)

Lorelai mãe e Lorelai filha gostariam?

Amam. Cara de telefilme da Lifetime? Isso sim é sele de qualidade "Movies Gilmore", mon amour!