Quando é citado na série?
No décimo nono episódio da sétima temporada. O carro de Lorelai quebra e ela precisa comprar outro, Rory brinca falando que ela poderia comprar DeLorean igual ao do Doc Brown em "De Volta para o Futuro".
Eu jurava que durante a série tinha tido ao menos mais umas duas citações envolvendo "De Volta para o Futuro", mas acho que estou louco mesmo. Anyway...
O filme:
Marty McFly (o personagem veio primeiro que a banda, obviamente, mores) é um adolescente comum: tem a namoradinha, uns valentões na escola e um pai bem loser (oi?). Na verdade, McFly não é tão comum assim, afinal, como vocês puderam perceber na descrição, McFly não é aquele típico "loser" retratado em todos os filmes dos anos oitenta (até hoje, né?). McFly é bonito (como deixar Michael J. Fox feio?), já tem uma namorado e não é retardado, apenas tem um pai que é retardado. Ou seja, McFly NÃO nos representa.
Fui longe demais na divagação, mas a ideia é essa e o filme não é sobre McFly enfrentando os seus medos, e sim, sobre McFly aprendendo que até os seus pais tiveram um passado, ou foram adolescentes um dia. A lição de moral não fica tão escancarada assim, mas essa é a ideia e o contexto do filme.
Pontos positivos:
Michael J. Fox.
O ator estava no auge da carreira e da beleza. Michael era um dos protagonistas da série televisiva "Family Ties" e estava construindo uma carreira bastante promissora. Acaba sendo difícil imaginar outro ator no papel. Ou não. Você provavelmente já deve saber, mas o ator Eric Stoltz era a primeira escolha dos produtores para o papel e até chegou a gravar algumas cenas, porém, alguém percebeu que seria bacana chamar que realmente convencesse no papel de um adolescente de dezessete anos.
A lógica é meio estranha já que Michael J. Fox e Eric Stoltz nasceram no mesmo ano: 1961. Ou seja, ambos tinham 24 anos quando o filme foi lançado.
Provavelmente, "De Volta para o Futuro" seria um sucesso mesmo que tivesse Eric Stoltz no papel principal, porém, Michael J. Fox agrega valor ao camarote, sabe?
O roteiro do filme também é uma delícia e redondinho. Não subestima o espectador e entrega uma "aventura" que só nos anos 80 era possível (terminei Stranger Things esses dias, então... ando meio sensível quanto à essa década maravilhosa). A trilha sonora também é maravilhosa!
Pontos negativos:
Olha, sabe que nem sei, menina?
Lorelai mãe e Lorelai filha gostariam?
Acredito que Lorelai mãe AMA filmes dos anos 80. E acredito que ambas são loucas por Michael J. Fox também!